segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Quem é que somos...de onde vimos.




Ni Hao,



Tudo começou à alguns anos atrás... num lugar remoto onde a "Terra acaba e o Mar começa"...onde tudo o que se vive parece ser um pequeno "bairro" ...onde, conseguir alcançar os nossos sonhos parece ser uma utopia apenas alcançável a alguns sortudos.


Tal como Sebastião da Gama escreveu: "Quando eu nasci...tudo ficou como estava" (...sem ser a alegria dos nossos Pais...espero eu hahaha) a Ana nasceu em 1986 e vive em Lisboa e Eu nasci em 1982 e vivo em Sintra.

Contudo, apesar de vivermos em Sítios diferentes e termos uma ligeira diferencia de idades, em 2005, durante o curso Profissional de Fotografia, os nossos interesses cruzaram-se, desenvolveram-se juntamente com outros colegas e professores, fazendo com que enveredássemos por caminhos diferentes. A Ana seguiu Fotojornalismo na área Económica e Eu pelo Fotojornalismo na área de Investigação Criminal.

Certo dia, dois anos depois de concluir o curso, encontramo-nos ao acaso e durante a conversa animada de quem já não se vê à algum tempo, dissertamos que planos tínhamos para o futuro...e o que poderia certamente resultar numa amplificação de conhecimentos a nível técnico para poder competir com o mercado actual na área da Fotografia. Os nossos planos eram comuns mas a informação que havíamos pesquisado, até à altura, era demasiada e muito pouco esclarecedora...até que...meses depois, na consequência da conversa, recebo um email da Ana a perguntar se este Mestrado em Fotografia me interessava...explicando que já se tinha inscrito mas que ainda não sabia bem se era ou não reconhecido. Bastou umas horas de pesquisa e leitura para perceber que é um dos Mestrados de Fotografia mais conceituados na China e no Mundo inteiro...reconhecido pelos melhores dos melhores...e que me este interessava MESMO.

Com três meses para alterar todos os meus planos que tinha feito, ajustar burocracias e fazer as despedidas todas, lá fomos nós rumo à China...rumo ao outro lado do mundo.

"Directamente da China" pretende ser um blog dedicado a quem nos é mais querido e aos demais interessados no que por cá se vai passando.

...e assim...tal como escreveu Sebastião da Gama o "Pequeno poema" também ele escreveu o Poema "O Sonho" ...que basicamente nos dá a máxima necessária rumo ao que nos faz ser... ser nós Próprios.

"Sê Tu!"


Dedico este feito a quem me influenciou até aos dias de hoje:

Vasco Lima Villas
Jorge Alves
Pai, Mãe, Irmãos, Amigos e Colegas
Miguel Saavedra
António Leal
Paulo Escoto
Augusto Silvestre
Pe Nuno Serras Pereira
AASUL

11 comentários:

  1. MUITOS MUITOS bjs, escrevam muito, ainda agora começou e o blog já está lindo!!! :D
    Bjao e abraços apertados
    Kika :P

    ResponderEliminar
  2. Atão meu querido maninho?! Queremos mais notícias pá!!!
    TODAS as novidades e peripécias!!
    Temos MTAS saudades!!
    MTOS mtos bjs, p a Biba tb!
    Kika* :D

    ResponderEliminar
  3. A AASUL ja sente a tua falta. Esperamos todos que tudo te corra da melhor maneira, que aproveites ao máximo, e que dês o melho de ti, porque "Tudo o que não se dá, perde-se!!"
    Muitos beijinhos Guigui

    ResponderEliminar
  4. Querido Duarte,
    Que bom que é ver-te a realizar este sonho...
    Apesar das saudades, fico muito feliz por ti - sei que foste atrás daquilo que ÉS.
    Parabéns pela verdade com que vives, pela autenticidade do que és, pela coragem de enfrentares as decisões que, difíceis, são as que dão sentido à vida.
    Boa sorte para este teu desafio - que saibas tirar o maior proveito de todas as experiências que aí forem vividas. Sei que te darás bem - pois estás bem em todo o lado, principalmente porque estás bem contigo:)
    Obrigada pela inspiração que nos dás a viver aquilo que somos.
    Um grande beijinho, com muitas saudades!
    Mariana Góis

    ResponderEliminar
  5. E a mim? não agradeces todo apoio? Não agradeces as horas que te dediquei a relembrar photoshop? Deixa... By the way, já sei que andas a usar collants!

    Muchos besos guapo
    (directamente do departamento de fotografia do IADE)

    ResponderEliminar
  6. Aiiiiiiiiiiiiiiii
    Manda noticias pá!!!
    Nem q seja aos teus sobrinhos... Tio AU "desnatado"

    BJOS, tudo a correr do melhor
    Kika* :D

    ResponderEliminar
  7. A Pilar até percebo porque é que não fui incluída. Agora, eu? De fora?. lol.
    Venho mandar-te um grande abraço e desejar que corra tudo muito bem aí pela China, como eu sei que vai correr. Tem cuidado a andar na rua e não pises ninguém.
    Mais tarde eu mando-te o discurso do obama completo. lol.

    ...frazão.

    ResponderEliminar
  8. 1º dia...... Muahahahahahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

    Muito bom! Uma overdose de primeiro dia para quem vem diariamente aqui.

    Enfim, tudo para dizer que acho óptimo estar em primeiro lugar na tua lista de influências e exemplos a seguir. Bem sei o trabalho que tive até poder demonstrar devidamente o trabalho que deverias seguir com honestidade, princípios e valores.
    Não me surpreende nada estar em primeiro. Aliás, até acho que devia ser o único, mas como uma das máximas que tentei incutir em ti foi: "primeiro tu... mas não deixes de incluir os outros", penso que se torna importante referi-los (embora n deixem de ser redundantes).
    Posto isto, espero que te esforces e trabalhas e nunca te esqueças do que te ensinei:
    "Trabalha, trabalha bem, não aceites guloseimas de estranhos (especialmente daqueles que não entendes o idioma) e sê bom para com teu pai e mãe via Skype.

    Um abraço,

    (Dr.) Vasco Lima Villas

    ResponderEliminar
  9. Poooorraaaaa, espectáculo!!
    Só rir com o comentario do Caco... aliás, Dr. Tio Caco! :D eh eh eh

    ESCREVE MAIS MAS É!!! QUEREMOS NOTÍCIAS E NOVIDADES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Besos guapo
    Kika****

    ResponderEliminar
  10. Olá meu querido filho!!

    Apesar das saudades "doerem" estou muito contente com as notícias que vão chegando e, sei o quanto é importante para si este seu projecto. Você é dotado de grande capacidade de adaptação e, goza de grande protecção dos céus por isso estou muitíssimo confiante em tudo o que vai conseguir concretizar.
    Muitos mis, Mãe

    ResponderEliminar
  11. é mesmo comment 'à mae'!! muito querida!
    agora so falta aqui um do pai a falar das linhas paralelas, perpendiculares imaginarias, que por sua vez sao dotadas de simbolismo bla bla bla... ;) hihihi
    ainda bem que ta tudo nos conformes e a correr bem!
    beijinhos, sofia

    ResponderEliminar