quarta-feira, 15 de abril de 2009

Antes que seja tarde…


Os dias foram passando e nós por cá, completamente absorvidos com o andamento do curso, pouco tempo temos para nós...e pouco tempo para nós significa pouco tempo para o blog.

Mas antes que comecem já a organizar um arraial de pancada quando chegarmos a Portugal...aqui fica o episódio:


Alugamos uma casa em Hei Shi Jao:

A casa é um apartamento enorme, com 8 divisões (Cozinha, Sala, duas casas de banho e 4 quartos) vinha com alguma mobília e alguns apetrechos engraçados que mais tarde ainda nos deram mais de sua graça.

O facto de não termos conseguido baixar a renda fez-nos apoiar um pouco em algumas benesses que o senhorio nos dava em relação ao aluguer, tais como: Mais duas camas, Fogão a Gás com dois Bicos, Máquina de lavar a roupa, Frigorífico, Televisão e uma tvbox satélite, a oferta do setup da Internet e por esta estar numa óptima situação geográfica com todo o tipo de acessos à Universidade, Cidade, ao lado da praia. Sim…temos uma vista engraçada para o mar de nossa sala.

Até aqui tudo bem, assinamos o contrato e ficamos satisfeitos com a decisão, estávamos a ser guiados por pessoas que a própria Universidade nos tinha indicado e nada previa que nos quisessem enganar.

As camas vieram no segundo dia, como combinado, e vinham com os abomináveis colchões da China tão rijos como o chão, (acho que o Alexandre O’Neil fazia um reclame bem engraçado tal como o que fez sobre os colchões de Samauma). Enquanto nos hotéis consegue-se ter uma cama razoável, foi estranho e difícil adaptar a este estilo de cama. Eu ao contrário da Biba, comprei uma colcha de 2 cm só mesmo disfarçar hehehe. Mas lá nos vai ajudando, ou não, com as costas. A ver.

Mas de facto quanto menos uma pessoa espera “elas” acontecem e sem qualquer espiga alugaram-nos uma casa que tinha uma das casas de banho avariadas, uma maquina de lavar a roupa avariada e um fogão só com um bico de gás a funcionar para quatro pessoas poderem cozinhar.

Com apenas um dia e meio de habitação já estávamos a telefonar à Apple (Senhora da agência responsável pelo contrato, indicada pela Universidade) reclamando e a pedir justificações pelo sucedido, combinando com ela que viessem fazer estas reparações o mais rápido possível, pois já estávamos em aulas.

Vieram várias vezes ver o que se passava (como se não soubessem de nada) e vinham sempre aos molhos, era o senhor da máquina de lavar e o seu ajudante, o “desentupidor” e o ajudante, a senhoria mais a filha e o filho a Apple e o assistente. Ninguém fala inglês, sem ser a Apple, e quando a conversa descambava começava tudo aos berros e a esbracejar dignos de um bom filme Nipónico. E assim foram umas quantas manhãs connosco a assistir impávidos e serenos a estes espectáculos enquanto tomávamos o pequeno-almoço. Catita.

Choradeira, ranger de dentes…muito teatro fizeram por cá e só no início de Março é que conseguiram arranjar o problema da casa de banho e trocar a borracha da Maquina de lavar. Com a graçola de nos quererem cobrar a tvbox satélite, ao contrário do que nos tinham dito, pois o contracto estava em Chinês e nos foi lido (pela Apple). E foi assim que acabou a brincadeira… não paga-mos, ficando a nossa palavra contra a da agência mantendo-se as coisas ate hoje. Enfim.

Por agora esta tudo “ok” pela casa, mas dá-me a sensação que já nos habituamos à ideia que não vai ficar melhor e que já se gastou demasiada energia com esta situação, pois temos de nos concentrar muito mais no curso. Mas não deixa de ser triste e injusto que, para alem das nossas obrigações nos estudos, ainda tenhamos de levar com estes esquemas Chineses todas as semanas em diversas situações. É preciso andar atento por cá.

4 comentários:

  1. Olá Duarte!
    Que bom "ouvir" notícias tuas!!! No outro dia fiz "batota" e falei com a tua mãe a saber de ti, mas assim é sempre diferente! Saudades tuas...
    Beijinho grande!
    Joana

    ResponderEliminar
  2. Enorme Duarte!!!
    Já pensava que nos tinhas trocado pelos chinocas!!!
    Espero que esteja a ser uma grande experiência e que tudo corra bem!! se algum karateka se puser pai com chinezisses avisa que a malta tudo vai ai mostrar-lhes as nossas cabeçadas à cais do sodré!!lolol
    Grande abraço e vai dando noticias e vai publicando umas fotos tuas, da casa, da cidade etc.. para manteres esta malta que te adora informada;)
    Grande beijinho meu e também da dids;)

    ResponderEliminar
  3. esqueci-me assinar, Nuno Hipólito!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Aproveitem o Oriente!
    Boa sorte.
    Espero que encontrem o que procuram.
    Absorvam a cultura ao máximo!
    Duarte, gostei de saber que estás na China.
    Beijinho!
    Adriana

    ResponderEliminar