segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

semana 2

Os dias aqui vão-se atropelando e pensar na segunda semana de Dalian parece-me longe...

Depois do atribulado encontro com o Joe e com o Alex, começámos a procurar uma casinha!

Fomos apresentados ao Wang Xi (professor/tradutor) que nos esperava sentadinho no sofá do hall do super 8 e que posteriormente nos levou até à Apple (da agencia imobiliária).

Começava a saga da procura de um lar em contra relógio com as noites de hotel!

Vimos casas maravilhosas, aliciaram-nos bem os olhos primeiro...!e depois veio a baratinha e menos boa...!

Gostamos da primeira, entre conversações e poucos entendimentos de chinês acabámos por não conseguir baixar o preço. deixando-nos com uma escolha tão apertada, ficámos com pouco por decidir e dois dias depois estávamos já de bagagens feitas para a primeira casa!

Entre chinesisses, inglês e papeladas lá conseguimos ficar sossegados, finalmente um adeus ao quarto de hotel (mas falta que sinto do maravilhoso colchão do hotel....)!!

No dia seguinte começaram as aulas! Uma apresentação do curso, dos horários e os dois primeiros trabalhos. O primeiro foi um retrato de um colega que não conhecêssemos e o segundo bem mais doloroso...uma imagem que representasse as exportações da china e a manufactura. Até aqui tudo bem. Maaas, o grande problema eram os -12 graus que se apresentavam lá fora. Nunca pensei sentir o meu cérebro a congelar, mas foi o que aconteceu! Prova disso foram as míseras 10 fotografias que fiz durante toda a tarde. O tico e o teco só conseguiam pensar num café quentinho...Acho que o Duarte se deu melhor com a temperatura nesse dia!

Esta semana acabou por ser uma azáfama, aulas, trabalhos, recheio da casa e canos entupidos...mas correu bem!

Entretanto foi por esta altura que chegaram as nossas camas e fomos apresentados aos srs. Colchões chineses. Estas trancinhas rijas que nem chão são um miminho para as costas! 

12 comentários:

  1. Olá Ana, não te conheço de lado nenhum (ainda), mas vou te dizer uma coisa que talvez não saibas:
    - Estás a viver com uma das pessoas que foi, é e será das mais importantes para a minha vida!

    Estás na China, longe, com um Homem com "H" grande. Com uma capacidade de adaptação inata, super sensato, cheio de espírito de sacrifício, com um sentido de entre-ajuda ao outro (a ti) como poucos têm o privilégio de ter e que tem em si, intrínseco a si, uma caridade desmesurada!

    Estás na China, longe, com uma das pessoas que me fazem mais falta (nem ele sonha, se calhar) ter por perto. Porque o Duarte, mesmo quando eu passava uma semana inteirinha sem lhe dizer nada, sem uma mensagem ou um telefonema, estava ali ao lado, à distância de uma chamada telefónica ou à distância preguiçosa de mexer os dedos para enviar uma mensagem. Era fácil!

    Agora não posso meter 5 euros de gasóleo no carro e ir visitá-lo à Praia Grande e voltar! Tenho que juntar bem mais que isso e é complicado, como deves saber!

    Por isso dou-te um conselho. Se é que mo permites:
    Aproveita cada segundo que podes com esse meu GRANDE AMIGO, dêem-se bem, convivam. Sejam felizes (outra grande qualidade do Duarte) enquanto têm a oportunidade de estar aí!

    Vão se zangar um com o outro???
    Talvez Ana, o mais difícil destas coisas é sem dúvida a vida em casa. Mas quero-te pedir que te lembres que essa pessoa que está a viver esta experiência contigo, esta aventura chinesa, é um dos meus maiores amigos (mesmo não me conhecendo tu, peço-te que me dês o beneficio da duvida e que acredites em mim), é das melhores pessoas e mais puras que eu conheço e que de certo vai fazer tudo para que se sintam bem. Para que também tu te sintas bem!

    Espero que sejam muito felizes neste mestrado e que voltem com as expectativas preenchidas. Ou por outra, superadas!

    E já agora que tenham emprego à chegada...(lol...era bom que o mundo fosse perfeito)!

    Beijinho e um grande abraço,
    Tomás Pimenta da Gama.

    ResponderEliminar
  2. Querido Bandido,

    Venho por este meio dizer que ou actualizas isto ou - lebajuma que bais parárá CHINA!!!!

    Por isso vê lá, pá, tá?

    Mais cenas fixes, obtive no outro dia uma ruptura de ligamentos no pé saberei daqui um coche (quase de certeza antes do fim da tua semana 2 em coiso) se tenho de ir à faca ou nop.

    Grande abraço (como diria um tolinho que outrora conheci) com xeirabagaço

    Luís "o gordo bonito"

    ResponderEliminar
  3. Olá meu querido filho!!

    o José tem toda a razão porque não há direito que voçê não conte as suas aventuras in CHINA

    não partilhar todas as suas aventuras para com quem tem saudades suas...é pecado

    tenho recebido mensagens a queixarem-se da escassez de...e, também é uma pena que se percam registos que serão para sempre e, daqui a uns tempos não conseguirá recordar com tanta objectividade.

    Assim, junto-me ao grupo que contesta este silêncio no blog

    mis, Mãe

    Luis, as melhoras e dê notícias do seu pé e pricipalmente do seu José e da sua Joana

    ResponderEliminar
  4. ahaha

    Aventuras e desventuras, vai actualizando isto biba!

    quero ir vendo as fotos.. saber as histórias!

    Beijos ;)

    ResponderEliminar
  5. MANINHO,

    OUVE O Q A MÃEZINHA TE DIZ E ESCREVE QUALQUER COISA PÁ!!!!

    PERDES 5 MIN DA TUA ATRIBULADA VIDA E FAZES TANTA GENTE FELIZ!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :D

    MTOS BJS E TUDO A CORRER BEM
    KIKA*

    ResponderEliminar
  6. Duarte, junto-me formalmente às vozes de protesto e a todos os que ainda se mantém em silêncio... quero saber mais! Os pormenores tipo essa história do colchão chinês! Aqueles detalhes que parecem insignificantes, ao princípio, mas que por repetição tornam-se símbolos da tua experiência. Os cheiros, as pessoas por quem passas, as peripécias com a comida... Jorge

    ResponderEliminar
  7. Olá Ana e Duarte! Estou um pouco chateado com isto dos Blogs... Ahhhh e tal vamos escrevendo aqui etc... E depois não se vê coisa nenhuma!! Já estão aí quase há 3 meses e só ouvimos falar de algumas cenas (telemoveis, casa, cidade grande e subterraneos)... Ora por esta associação de ideias toda a gente já percebeu que é a China! Então e o resto?? Hum?? E os trabalhos e as viagens e o Madarim... Já falam Chinês?
    Espero que tudo esteja a correr bem por aí... Tive a sorte de fazer Projecto em Cabo Verde com o Duarte... Um grande Projecto... Uma pessoa que respeito bastante e um grande amigo!!
    Eu já voltei de Bruxelas... Estava farto daquilo e só me queria vir embora (mil vezes estar na China)... Por isso voltei desempregado! Quando arranjar trabalho vou tentar ir a Dalian!! Queremos notícias pá... Mexam-se, escrevam... Ainda sabem como se escreve portugues?

    Beijinho e abraço
    Diogo Matos

    ResponderEliminar
  8. Grande Duarte e mais pequena Ana,

    Espero que vos continue a correr muito bem, esta vossa aventura. Queremos saber mais sobre o que se vai passando... e se puderem gostaríamos de ver mais imagens. Imagino que não tenham poucas...

    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  9. Duarte
    Isto está a tornar-se insuportável... ou vocês escrevem alguma coisa ou medidas mais drásticas vão ser tomadas...
    Por enquanto mando-vos beijinhos, mas se continuarem assim, para a próxima não sei não...

    P.S.: Aproveito é para mandar um beijinho grande à Tia Tareca!!! Tenho que lhe fazer uma visita com o meu Zé antes que ele vá para a faculdade...

    Beijinho, Joana

    ResponderEliminar
  10. aaaaaaaaaaaaah! Duarte!!
    ATÉ QUE ENFIM DESCOBRI O TEU BLOG! :)
    Ainda nao li nada - confesso - mas é que acabo de abrir esta página e não resisto, antes de mais a mandar-te um beijinho enorme e dizer que TENHO SAUDADES TUAS! Estás bom???
    Desculpa, estou em falta (muita!) contigo... muito mais do que pensas! Penso em ti tantas vezes! É que estou há mais de dois meses para te contar uma coisa - é que tu és uma das pessoas com quem eu queria mesmo partilhar - e só agora (meio fora de prazo) te posso dizer: VOU (ou fui... e ja voltei) PARA CALCUTÁ!lolol

    Bem, vou "masé" ler o teu blog e depois escrevo mais! Entretanto deixo-te aqui o meu www.ind-ia.blogspot.com

    um beijinho desta amiga-desnaturada-até-a-medula-mas-que-gosta-muito-de-ti!

    ia

    ResponderEliminar
  11. PS 2 (para a Ana): li agora o comentário do meu também amigo Tomás e... SUBSCREVO CADA LETRA QUE ELE ESCREVEU! Aproveita bem a SANTA CRIATURA que tens aí contigo :)
    Um beijinho, espero que tudo vos esteja a correr bem!

    ResponderEliminar